terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Nouakchot

Acabadinhos de chegar a capital da Mauritania! Para trás já ficou as difíceis fronteiras de Marrocos e desta Mauritania, e a terra de ninguém, três quilómetros entre os dois países sem estrada e onde reinam os bandidos fora da lei entre os montes de sucata e contrabando um óptimo local para apanhar viajantes incautos. Ao contrário do que estávamos a espera, Marrocos foi um tormento... Multas e policia muito austera por todo o lado, radares de velocidade a cada esquina... Longe vão os tempos de um pais simpático com policia descontraida. Pelo menos foi essa a impressão que ficamos nos três dias a descer o pais. O novo rei de Marrocos esta a mudar o pais profundamente, industria, agricultura, infraestrutura de meter inveja! Carros topo de gama por todo o lado, shopings em Marrakech! A Mauritania foi um alivio! 500 km de boas estradas sempre em recta, com paisagens alucinantes. A única construção que vimos foi a estrada, tudo o resto sao acampamentos nómadas e camelos. Estamos acampados num albergue, onde encontramos um grupo de doze portugueses em missão humanitária a caminho de Bissau. Comemos umas belas ervilhas ao jantar e um belo do vinho tinto proibido neste pais mulcumano..mas bem! Estou pra ver amigos.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Dakhla

Estamos n Dakla no Sahara Ocidental, a 300 Km da Mauritania. Fizemos ate agora 2800km.A viagem esta a correr bem. Hoje estamos de descanso, a comprar comida e arranjar algumas coisas. 2 pneus semi novos para o carro, arranjar uma jante e o tejadilho que estava a dar sinais de fadiga, foi reforcado com parafusos.
Por lapso nosso nao trouxemos seguro para viajar a marrocos e aqui no sahara ocidental isso tem sido uma dor de cabeca. As barreiras policiais sao constantes, ontem mais de 20, e estao nos sempre a pedir pelo seguro. Temos aprofeicoado a cantiga do bandido para escapar a multa. A cantiga que resulta melhor e que contamos acerca das nossas profissoes. Aqui somosjornalistas, escrevemos na inter net sobre viagens e como viajar com pouco dinheiro.. Um dos policias tirou do bolso, todo orgulhoso,o seu telemovel com acesso a net, mostramos lhe este blog e ficou encantado :)
No entanto ja comemos com tres multas, 2 de velocidade e outra por nao parar no stop. A policia anda como caes atras da multa. A unica vez que saimos da estrada para acampar atolamos o carro, a pa das obras foi util. Mais a frente 2 pneus e 1 jante destrocados, um morreu de velho e outro pneu foi porque apanhamos um buraco na estrada. Diga se que o que gasta mos em multas poupa mos no combustivel que aqui vale a modica quantia 0.71euros a gasolina e 0.50euros o gasoleo. Da para encher o tanke com 20euros, loool. Hoje vamos tentar acampar junto a fronteira com a Mauritania para que amanha logo cedo despachemos as confusoes habituais das alfandegas e nos adiantemos a temida passagem da "terra de ninguem". Tem sido dificil o acesso a internet. Aqui la consegui mos uma net que apesar de lenta da para desenrrascar a coisa. O computador parece aquele que tinha mos em nossa casa a 10anos atras, para nao falar no teclado em Arabe. Em compensacao a rede de telemovel e do melhor em todo o lado.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Baza

O jovem saiu do bloco operatório... levou um transplante de distribuidor de um carro que ia para abate numa sucata. Está afinadissimo. Muito obrigado Artur, foste cinco estrelas. O dinheiro que vamos poupar em gasolina pelo motor estar afinado, vamos gastá-lo em cervejas pelo caminho :)

A primeira etapa começa amanhã...
Estou pra ver!







segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Vrrumm!

Vrrumm! Os cavalos já estão a sair do motor!

 Aqui o amigo está a gastar 8 litros aos 100. Contas rápidas 700 euros em combustível... não vai ficar muito barato! O depósito só leva 35 litros, os bidons do tejadilho levam mais 50l. Autonomia 1000 Km, não é de mais! as estações de serviço não devem abundar no deserto e ao que parece nem sempre há gasolina, o gasóleo é mais fácil de encontrar.
Falta uma pequena peça no alternador, virá a tempo da partida.
Tá quase :)

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Objectivo/estratégia

Levar a carripana até onde der… a ideia inicial era o arquipélago dos Bijagós na Guiné Bissau. Depois de estudarmos um pouco o percurso, descobrimos que no Senegal não deixam entrar carros com mais de cinco anos (vá-se lá saber porquê). De maneira que fica complicado chegar à Guiné. Como o Mali sempre foi um sonho antigo… aos poucos fui convencendo o amigo Rui que o Mali era melhor destino.
Três semanas é o tempo limite de que dispomos. Mais do que isso e as nossas queridas companheiras não nos deixam entrar em casa quando regressarmos.

Assim, vamos por aí abaixo e tentaremos chegar ao País Dogon, fronteira entre o Mali e o Burkina Faso. Depois voltamos de avião, provavelmente de Bamako. O carro já não volta, vamos tentar vendê-lo ou dá-lo ou pagar a alguém que fique com ele… o ideal era escondê-lo no mato e daqui a uns meses regressar e continuar a viagem, mas não me parece fácil, heheheh.
Tudo na viagem será Low Cost! e que a troika não perceba que vamos de férias...
Estou pra ver!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O início

A aventura começou assim: Eu e o amigo Rui compramos uma carripana velha em Setúbal, onde vive o Rui. Uns dias antes da partida fui buscar o carro e tratar de algumas outras coisas.

O carro pegou à primeira, estava parado há um mês. -Bom sinal!

A amiga Núria tinha vindo comigo desde Fátima para levar o meu carro de regresso e eu trazia a nova aquisição.

Foi logo nas portagens de Setúbal, a Núria enganou-se e seguiu para a Vasco da Gama.
Pelo telefone disse-lhe para continuar viagem.

5 km mais à frente… pum, rebenta um pneu. O carro tinha tudo menos macaco e seguro… Se pára a policia sai-me cara a brincadeira… assistência em viagem nem pensar.
Meia hora depois, lá aparece o Rui com um super macaco e de novo a rolar, a chave de rodas ainda se tentou armar em esperta, estava muito gasta e rodava nos parafusos, mas umas porradas e lá saíram os parafusos.

Entretanto o Sr. Kamara desesperava do outro lado do telefone… -um pequeno problema Sr. Kamara, estou quase a chegar….

Pelo caminho, tinha um encontro marcado com o Sr. Kamara, distinto cônsul honorário da Rep. Islâmica da Mauritânia.

Umas quantas voltas no Laranjeiro e sem incidentes, lá estava eu na mesa da sala da humilde casa do Sr. Cônsul a preencher os autocolantes para colar nos passaportes, ao som de música africana em altos berros. Nada mais simples. Por 75 euros, visto de entrada no passaporte.

Durante muito tempo este visto obtia-se à entrada do país na fronteira, depois e sem aviso, deixaram de emitir e obrigaram muitos viajantes a ir até à embaixada da Mauritânia em Rabat tirar o visto, 2200 km a norte, coisa pouca…
É o único visto que levamos, Marrocos não requer visto, para o Mali é necessário, tentaremos a nossa sorte durante a viagem.
Estou para ver… o resto. Pelo menos a Algeciras havemos de chegar :)